Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

my left side

my left side is where my heart is. A blog. For women. With style. About life.

my left side

my left side is where my heart is. A blog. For women. With style. About life.

Dieta 3 Passos | Curiosidades

Hoje seria dia de escrever sobre a consulta de ontem da minha Dieta 3 Passos mas, como o esquerdo ainda está em modo férias, só teremos consulta na próxima semana. Por isso, e como tenho recebido muitas mensagens com questões sobre esta dieta, o post de hoje pretende responder às questões que me têm colocado.

 

Como já tenho partilhado nos posts sobre as consultas que já tive (aqui, aqui, aquiaqui e aqui), a Dieta 3 Passos tem três etapas, e o esquerdo está na primeira. Se, por um lado, esta primeira etapa é bastante retrita ao nível dos alimentos que podemos comer, é também aquela em que é esperada uma maior perda de peso. Apesar de restrita, há um sem fim de alimentos que são permitidos, e que possibilitam que consigamos seguir motivadas na dieta.

 

Uma das coisas que mais me atraiu nesta dieta, em detrimento de outras dietas, é o facto de não precisar estar a pesar todos os alimentos, em cada refeição; isto é, não há x gramas de isto e daquilo que só podemos comer em cada refeição. Pelo contrário, alimentos como a alface, a carne e o peixe (brancos), podem ser comidos sem limite, e podemos repetir em todas as refeições tantas quantas vezes quisermos.

Por outro lado, o pão é permitido (o que é uma grande mais-valia!); claro que não é um pão qualquer, e há cuidados a ter nessa escolha mas, por exemplo, podemos comer três fatias do pão Shape por dia, até ao final do dia! Depois, há apenas alguns cuidados a ter em alimentos como a gelatina ou os iogurtes, que não devem ultrapassar as 0.5gr de hidratos de carbono por 100gr de produto (como expliquei aqui).

 

A água e o exercício físico devem estar sempre presentes, claro! Tratando-se de uma dieta em que a perda de peso é bastante visível e expectável nas primeiras semanas, o exercício físico é essencial para tonificar o corpo e evitar que fiquemos fácidas; para além disso, é um poderoso aliado para transformar a massa gorda em massa muscular.

Esta questão da perda de peso um tanto ou quanto rápida é, na opinião do esquerdo, uma aspecto importante nesta dieta: como vamos observando os resultados, de dia para dia, vamos conseguindo manter a motivação e a vontade de seguir o plano até ao fim! Embora esse seja um factor importante, a restrição alimentar inicial é também um passo importante na reeducação alimentar que este programa pretende promover nas pessoas. Aprender a comer, mais do que emagrecer, é o objectivo!

 

Outra diferença entre a Dieta 3 Passos e outras dietas, é que o chamado "dia da asneira" ou "dia do lixo" não é permitido! Para quem está a fazer o plano, é difícil imaginar os dias que seguem sem comer um chocolate, um gelado ou uma fatia de bolo. Mas para o processo de habituação do organismo, este passo é fundamental!

 

Também a fruta não é permitida nas primeiras semanas da Dieta 3 Passos. Esta "proibição" pareceu-me ridícula inicialmente, conhecidos que são os benefícios de comer fruta, todos os dias. Para "piorar", o esquerdo gosta muito de fruta, e já era sua rotina beber um batido de fruta (feito em casa, com a fruta que houvesse) ao pequeno almoço. A minha nutricionista explicou-me que a fruta tem bastante açucar (ainda que natural), e por isso teria que ficar fora da ementa. Confesso que pensei imediatamente que iria fazer boicote a esta restrição da dieta; depois, decidi que, se iria fazer um esforço para cumprir este programa, teria de o fazer a 100%. É uma das coisas que continua a ser difícil para o esquerdo, resistir à fruta, já que este alimento estava bastante enraizado nas minhas refeições, e porque, muitas vezes, é a opção mais saudável que encontramos fora de casa.

 

Para além da fruta, substituir o adoçante pelo açucar, no café, foi o mais difícil. O adoçante tem um sabor muito forte e, na opinião do esquerdo, essa intensidade altera por completo o sabor do café. Mas, mais uma vez, teria que ceder a esta mudança. Para minimizar a contaminação do sabor do café pelo adoçante, opto por usar apenas metade de uma das bolinhas de adoçante que vêm nos pacotes. Para quem gosta de café, e toma café todos os dias, tal como o esquerdo, não é fácil a mudança, e não raras vezes esqueço-me de pedir adoçante em vez de açucar!

 

A massa, o arroz ou as batas desaparecem do cardápio, claro. Mas essa foi de longe a parte mais fácil!

 

Apesar de estar satisfeita com este programa, o meu lado esquerdo sabe que não é fácil. É difícil resistir às tentações em qualquer café, fugir aos convites para um lanche ou jantar, ou a uma bola de berlim na praia. Mas esta dificuldade não faz apenas parte da Dieta 3 Passos, mas de qualquer dieta que possamos fazer. É difícil mudar os nossos hábitos, as nossas rotinas, mas é possível aprender a fazer escolhas mais acertadas. Quando começei esta dieta, pensei que seria impossível não comer determinados alimentos se não preparasse todas as refeições em casa; como às vezes isso não é possível, e temos que comer alguma coisa na rua, aprendi a "ver" outros alimentos à venda, nos cafés e restaurantes que, até então, nao os via disponíveis!

 

De forma muito resumida, assim é a minha Dieta 3 Passos. Se quiserem saber mais, podem sempre consultar o site ou a página da marca no Facebook.

 

Se estão a pensar fazer dieta, aproveitem o fim das férias e o início do mês para começarem a luta. Acreditem que vale a pena o esforço! Se mantivermos a cabeça e o corpo ocupados, é mais fácil não pensamos em comida!!! Os momentos de fraqueza vão sempre acontecer, afinal ninguém é perfeito, e não somos máquinas. Mas, com o tempo, vamos sentir que afinal não queríamos assim tanto aquele chocolate, ou que aquele gelado não nos soube assim tão bem quanto pensavamos. Isso vai ajudar a reduzir esses desejos!

A sensação de estamos a atingir o nosso objectivos é tão mais gratificante do que um chocolate! {#emotions_dlg.blink} 

 

 

Obs. Este post não é patrocinado pela marca Dieta 3 Passos